O serviço público não é o problema do Brasil
18 . Outubro . 2023
O Dia do Servidor Público no Brasil faz alusão à data em que as leis com direitos e deveres desses funcionários foram instituídas - 28 de outubro de 1939. Em 11 de dezembro de 1990, o artigo 236 da Lei nº 8.112 colocou o Dia do Servidor Público no calendário nacional. Apesar dessa Lei dispor especificamente sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais, a data comemorativa também se refere àqueles que exercem suas funções nas esferas estaduais e municipais.
Mas sempre que se fala em serviço público no Brasil, grande parte das pessoas associa os problemas do país ao tamanho da máquina pública. Há uma visão muito enraizada de que ela é muito inchada, que existem servidores públicos demais e que eles recebem salários muito mais altos do que a iniciativa privada.
Contudo, dados de pesquisas recentes mostram que essa visão está longe de corresponder à nossa realidade.
Primeiro, a ideia de que o Brasil é um Estado inchado não passa de um mito. A verdade é que 11 dos 91 milhões de trabalhadores brasileiros estão no serviço público, ou seja, 12% de toda a nossa força de trabalho.
Esse número é bem menor do que o daqueles países que promovem o que se costuma chamar de Estado de bem-estar social, como a Dinamarca e a Suécia, que contam com 30% de funcionários públicos. Também está abaixo dos países ricos da OCDE, em que a média é quase o dobro da do Brasil. É o que apontou a matéria do jornal Folha de São Paulo (trecho destacado abaixo) que pode ser acessada clicando neste link
E não é porque o Brasil tem uma população muito grande. Países mais populosos, como os Estados Unidos, tem quase 14% de todos os trabalhadores dedicados ao funcionamento do estado.
Além disso, a afirmação de que o serviço público é inchado não considera que a maioria esmagadora dos concursados são servidores municipais que atuam onde as comunidades mais precisam: professores, profissionais da saúde, e outras categorias que atuam diretamente no dia a dia das pessoas.
O IEM nasceu da crença na importância de uma Administração Pública eficiente e tem total convicção de que o serviço público não é o problema do Brasil.
Muito pelo contrário, a construção de um país melhor, com mais educação, saúde, segurança e qualidade de vida passa por valorizar, capacitar e tornar o que é de todos mais eficiente. Essa é a nossa missão há 26 anos: caminhar ao lado dos servidores públicos, a quem dedicamos todo o nosso reconhecimento.
É possível migrar do Regime Geral de Previdência para um Regime Próprio de Previdência e vice-versa?
Regra Transitória e de Transição: aposentadoria especial - Reforma da Previdência
EXTINÇÃO DE MUNICÍPIOS (?): as inconstitucionalidades da PEC 188/2019
Impossibilidade de permanência do segurado que recebe aposentadoria especial na atividade especial
Nota de Pesar
51. 3778.1188
iem@iem.inf.br
Rua dos Andradas, 1234 / 1603 Centro - 90.020-008 Porto Alegre - RS
Horário de Atendimento: Segunda a Sexta, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h30
© Copyrights 2018. Todos os direitos reservados.